Atuação -
Cultura e Fanfarras


Com foco na Cultura, mandato de Zé Neto está na LUTA com as fanfarras da Bahia

O nosso mandato está articulado com as fanfarras lutando por políticas públicas para o segmento, juntamente à Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB), Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (LICBAMBA) e Federação Baiana de Fanfarras (FBF).  O objetivo é avançar na organização do segmento e garantir a implantação das principais bandeiras do movimento, como editais públicos, regulamentação da função dos instrutores (regentes) de fanfarras, casa de fanfarras, entre outras formas de contribuir para um maior reconhecimento de seu trabalho.

Visando a ampliação de ações de incentivo aos grupos, conseguimos garantir apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), que, com a Secretaria Estadual de Educação (SEC), está realizando o Cadastramento das Fanfarras visando criar um banco de dados para ser utilizado pelos órgãos públicos do Estado. O objetivo é estabelecer uma política de fomento as fanfarras.

Também encaminhamos a Casa Legislativa o PL nº 18.677/2010, que institui o dia 28 de novembro como Dia Estadual das Fanfarras na Bahia. Para discutir juntamente com os interessados, nosso mandato promoveu um Encontro Estadual de Fanfarras. Este foi um momento para avaliar a real situação dos grupos das redes municipais, estaduais e particulares, incluindo o Campeonato de Bandas e Fanfarras 2010, o cadastramento das fanfarras pela Secult e cursos de capacitação para os profissionais da área.

Outra iniciativa de nosso mandato é a Campanha pela Lei de Fomento às Artes Cênicas - teatro, dança, circo e ópera -, que visa divulgar a proposta e difundir o debate em municípios dos terrítórios baianos, buscando contribuições para o seu amadurecimento, e a Campanha pela Criação dos Sistemas Municipais de Cultura (SMC) em toda a Bahia.

Desenvolver a participação dos jovens em trabalhos coletivos como este,s que une conhecimento musical e disciplina, é imprescindível para oferecer mais uma possibilidade de motivação, inclusive, no ambiente escolar, agregando desenvolvimento de habilidade, responsabilidade e, principalmente, educação. É por isso que estamos engajados com este movimento e, todas as vezes em que há oportunidade, temos chamado a atenção para a importância da manutenção e do desenvolvimento de projetos sociais e culturais.

É por tudo isso e pelo que ainda falta ser construído, que queremos continuar juntos nessa luta!

Veja Também

Fale com a gente

Digite o que está na imagem.

Gabinete Salvador
1a Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro
Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208
Tel: (75) 3223-2728