Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Feira de Santana realiza ato público em comemoração ao Dia dos Agentes de Saúde

Ontem (04) foi o dia dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE), mas as comemorações não se encerraram com o dia. Na manhã desta quinta (05), os ACS e ACE se reuniram em frente ao Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Feira de Santana (SINDACS) para celebrar a data de ontem e, ao mesmo tempo, reivindicar por melhorias das categorias. O Mandato da Luta esteve presente representado pela assessora Adriana Barbosa.

O movimento de hoje não se restringiu a Feira de Santana. As manifestações aconteceram em todo o Brasil, organizadas pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde – CONACS. A principal pauta do ato público foram os projetos que tramitam na Câmara dos Deputados: a PEC da Dignidade (22/2011); as Emendas Constitucionais 51/2006, que dispõe da contratação dos ACS e ACE nos estados e municípios, e a 63/2010, que trata do plano de carreira e o piso salarial; e o Projeto de Lei da Câmara (PLC 56/2017), que junta todas as questões relacionadas às condições de trabalho dos mesmos. Além disso, os profissionais questionaram a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) que, atualmente, não engloba o trabalho dos agentes de saúde e a PEC 287/2016, que prevê as alterações das regras de concessão de aposentadoria do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

O deputado estadual Zé Neto, que não pôde comparecer ao ato por estar retornando da agenda em Brasília pelo dia dos ACS e ACE, deixou o seu reconhecimento para o momento. “Quero deixar o meu apoio aos agentes comunitários de saúde e de endemias, que estiveram reunidos para reafirmar a força das categorias, o compromisso com a luta e, acima de tudo, aproveitar para lembrar que o dia dos agentes comunitários e de endemias, ontem, não é só para comemorar, mas para conscientizar que tem muita luta pela frente e que valeu a pena pelos espaços que já foram conquistados, através de muita batalha e muita união”. E finalizou, “parabéns a todos os guerreiros e guerreiras que compõem essas categorias, tão especiais para a vida do povo brasileiro, baiano e feirense”.

O evento foi promovido pelo SINDACS, que, atualmente, conta com cerca de 800 associados. Os ACS e ACE do município participaram do ato manifestando com gritos de guerra, cartazes e frases de protesto.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Salvador
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728