Notícias

Publicada em 30 de Novembro de 2017 ás 22

Zé Neto participa, na Assembleia Legislativa, do simpósio “30 anos do SUS: o que deu e o que não deu certo”


Na tarde desta quinta-feira (30), o deputado estadual e líder do governo , Zé Neto, participou, na Assembleia Legislativa (Alba), da mesa de encerramento do Simpósio “30 anos do SUS: O que deu e o que não deu certo”, que foi uma realização da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF), com o Apoio da Comissão de Saúde da Alba, e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. A proposta do evento foi debater sobre a trajetória do Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS), que completa 30 anos de existência, sistema que surgiu de forma a garantir a saúde como um direito fundamental. O SUS promove desde procedimentos de alta complexidade, como transplantes cardíacos, até ações de prevenção e promoção da saúde, através de campanhas.

A mesa de abertura composta pelo Presidente da Fundação Estatal Saúde da Família, Carlos Alberto Trindade; pelo Diretor Geral da FESFSUS, Ricardo Luis Dias; pelo diretor da Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Cristiano Soster; pelo Presidente da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde ( ANFES), Juarez Verba; e pelo Deputado Estadual José Arimatéia e o Deputado Federal, José Solla, contextualizou a situação do SUS diante do momento político em que vivemos.

Cerca de 250 pessoas estiveram presentes no encontro, que contou com a participação de atores estratégicos do Governo do Estado e da Alba, Secretários municipais de saúde, comunidade acadêmica e trabalhadores do SUS. O evento também contou com uma palestra do ex-ministro da Saúde e Professor, José Gomes Temporão, seguida da mesa de debates com o professor de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia Dr. Jairnilson Paim e o Promotor de Justiça membro do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde – CESAU, do Ministério Público da Bahia, Rodrigo Luiz de Queiroz. Na ocasião houve o lançamento, pelo Instituto de Saúde Coletiva, da 41ª edição, da Revista Saúde em Debate, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, além do lançamento de outras publicações, apresentados pelo diretor do Centro Brasileiro de Estudo e Saúde, José Noronha e pela Professora Carmen Teixeira.

“Meus cumprimentos à FESF, por fortalecer essa grande lembrança do que representam esses 30 anos do Sistema Único de Saúde. Parabenizo, também, pelo conteúdo apresentado neste evento, e em nome José Gomes Temporão, saúdo a todos que deram o tamanho do que já construímos e que, apesar de toda dificuldade, da falta de recursos, do tamanho do desafio, nós hoje temos mais a comemorar, por essa construção de socialização da saúde para todos os cidadãos, que chega desde os grandes bolsões de pobreza de todo país, até às grandes cidades”, salientou o deputado Zé Neto.

E por fim, acrescentou: “Vida longa à FESF, vida longa ao SUS, e em nome do meu amigo Carlos Alberto Trindade, quero abraçar cada servidor e servidora, que na Bahia tem feito uma nova história de alinhamento, pesquisa, estruturação, e sobretudo de um caminho em defesa do SUS, da saúde e da vida. Contem conosco, aqui do Mandato. Estaremos sempre dispostos a fazer as interlocuções para que juntos possamos abrir as portas para o futuro e engrossarmos os caldos nas lutas, que são tão necessárias para seguir em frente”, finalizou.



Assessoria de Imprensa

 

Leia Também

04/12/2017
04/12/2017
03/12/2017
02/12/2017
02/12/2017
02/12/2017
01/12/2017
01/12/2017
01/12/2017
30/11/2017

 

Fale com a gente

Digite o que está na imagem.

Gabinete Salvador
1a Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro
Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208
Tel: (75) 3223-2728