Secretário apresenta proposta da II Conferência Estadual de Cultura

A Conferência ocorrerá na Universidade Estadual de Feira de Santana, entre os dias 25 e 28 de outubro, e prevê a participação de mais de duas mil pessoas.

O secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles, apresentou aos deputados estaduais, nesta quinta-feira, 13 de setembro, a proposta da II Conferência Estadual de Cultura e as políticas de cultura para o estado. O evento aconteceu na Assembléia Legislativa e contou com a presença da superintendente de Cultura, Angela Andrade; o diretor do IRDEB, Pola Ribeiro; o líder da bancada do PT, Zé das Virgens, funcionários da Casa Legislativa e deputados.

Dentro do seu plano de trabalho, a equipe da Secretaria de Cultura realizou o Encontro de Dirigentes Municipais, mobilizando os municípios para a realização dos Encontros Municipais de Cultura. Nos municípios baianos estão sendo discutidos a cultura local e as diretrizes propostas vão fundamentar a produção do Plano Municipal de Cultura. Com a participação de toda a comunidade, serão eleitos nos referidos encontros, representantes que levarão propostas da cidade ao Encontro Territorial.

Entre os dias 17 de setembro e 18 de outubro estarão acontecendo os encontros nos 26 territórios de identidade (de acordo com a política adotada pelo governo do estado), que representam todas as regiões da Bahia. As propostas trazidas pelos representantes dos municipios nortearão a elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial da Cultura.

A partir de uma decisão do Estado que teve a participação do deputado estadual Zé Neto (PT) junto à Secretaria de Cultura e à Universidade Estadual de Feira de Santana, será realizada entre os dias 25 e 28 de outubro, a II Conferência Estadual de Cultura, em Feira de Santana, com o tema “Cultura é o quê?”. As proposições discutidas nos encontros municipais e territoriais serão organizadas e subsidiará a elaboração conjunta do Plano Estadual de Cultura.

Feira de Santana sediará o primeiro Encontro Territorial nos dias 17 e 18 de setembro, no Centro de Cultura Amélio Amorim, envolvendo a participação de 17 municípios da região denominada “Portal do Sertão”. “O diálogo entre o governo e a sociedade é um marco para a Bahia, uma vez que esta inciativa de discussão conjunta está acontecendo pela primeira vez no estado”, disse Zé Neto.


TEMAS

Os temas que serão discutidos na primeira fase da Conferência são: gestão cultural, patrimônio, cultura digital, audiovisual e expressões artísticas. A proposta dos debates é levantar idéias que possam ajudar a fortalecer a cultura na Bahia e incentivar as manifestações p´roprias das diversas comunidades, incluindo as populações indígenas, quilombolas e da zona rural.

Confira no link abaixo mais informações sobre os Encontros Territoriais de Cultura.

http://www.zeneto.com.br/exibe_noticias_rapidas.php?cod=213


Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Ed. Empresarial Costa Andrade, R. Cel. Almerindo Rehem, 126 - Caminho das Árvores, Salvador - BA, CEP 41820-768 - Tel: (71) 3055-1323