Notícias

Publicada em 03 de Abril de 2017 ás

Zé Neto apoia Waldenor Pereira para Presidência Estadual do PT em chapa que propõe renovar o partido


Diante da crise política no Brasil e no mundo, várias tendências internas, lideranças, parlamentares e boa parte dos filiados do Partido dos Trabalhadores (PT), construíram um campo político para disputar a direção do partido nas eleições diretas municipais e nos congressos estaduais e nacional. Com o nome #MudaPT, o campo tem aglutinado forças de oposição à atual direção do partido, compondo chapas nos municípios, estados e nacionalmente, com vistas à instalação de um novo momento na organização interna do partido, que o coloque à altura dos desafios impostos pelos problemas políticos e econômicos, sobretudo após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
O deputado Zé Neto, assim como diversos parlamentares da Assembléia Legislativa da Bahia e do Congresso Nacional, está integrando a chapa #MudaPT, cuja candidatura à presidência na Bahia é disputada pelo deputado federal Waldenor Pereira, liderança de Vitória da Conquista, e, para a presidência nacional o senador Lindbergh Farias.
"#MudaPT não significa dizer que vamos abandonar tudo que fomos. Muda PT é colhermos tudo que fizemos de positivo e fazermos uma autocrítica severa sobre nossos erros, sobre a conduta do partido no processo de democracia interna e de organização, na interlocução do partido com os movimento populares, com as organizações sociais e, fundamentalmente, no caso da Bahia, com o governo", explica o líder da maioria na Assembleia. "Tudo isso precisa de uma nova dinâmica, de um processo de unidade, de uma referência histórica consistente, e isso, no Muda PT, especialmente com a figura de Waldenor, que é um deputado muito sensato do ponto de vista da sua atuação, da sua responsabilidade na história da esquerda, temos uma grande possibilidade de inaugurar um novo momento no partido para as grandes tarefas que estão postas para o povo brasileiro, para o povo baiano", afirmou.
A Bahia é um dos estados em que a chapa #MudaPT, representada pela sigla 450, tem um maior índice de competitividade. Dos 12 mandatos estaduais do PT, oito estão neste campo, e cinco dos sete deputados federais também compõem a articulação. 
Para Zé Neto, "nunca foi tão importante, em toda a história do nosso país e na história do nosso partido, termos clareza do caminho a seguir". O movimento #MudaPT, lançou alguns documentos como a tese ao congresso nacional e um manifesto com 13 pontos centrais para mudar o partido. Dentre eles, a democracia interna do partido, a tomada de decisões por direções mais colegiadas e menos centralizadas na presidência, o enraizamento da organização partidária nos municípios e territórios, o acompanhamento, lado a lado, das lutas dos movimentos sociais, uma nova comunicação política e uma atualização do programa de políticas públicas.
A eleição interna do PT se dará em três etapas: o Processo de Eleições Diretas (PED), que acontecerá no dia 9 de abril em todos os municípios do país, no qual os filiados irão votar diretamente no seu candidato ou candidata à presidência municipal e à chapa estadual. As chapas estaduais representarão seus eleitores e eleitoras numa delegação para o Congresso Estadual, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de maio, onde serão eleitos o novo presidente estadual e os delegados que representarão a Bahia no congresso nacional, marcado para os dias 1,2 e 3 de junho, em São Paulo.



Assessoria de Imprensa

 

Leia Também

26/04/2017
26/04/2017
26/04/2017
25/04/2017
25/04/2017
25/04/2017
24/04/2017
24/04/2017
24/04/2017
23/04/2017

 

Fale com a gente

Digite o que está na imagem.

Gabinete Salvador
1a Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro
Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208
Tel: (75) 3223-2728