Notícias

Publicada em 19 de Abril de 2017 ás 15

Turma do Jovem Aprendiz se forma em solenidade com Rui Costa; deputado Zé Neto marca presença


O auditório da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) foi preenchido, na manhã desta quarta (19), pela esperança de um futuro melhor, com a formação de mais uma turma do programa Jovem Aprendiz, através de uma parceria do Governo do Estado com as Voluntárias Sociais. O governador Rui Costa foi, pessoalmente, formalizar a certificação dos e das jovens que, entre 2015 e 2017, tiveram a oportunidade de conhecer o mercado de trabalho, sem deixar de cuidar de sua vida escolar. 

Logo que chegou à Seinfra, quando abordado pela imprensa sobre a importância do programa, Rui afirmou que “esse é o esforço do Estado se somar ao esforço das famílias, para que, com orientação, com carinho, com acompanhamento dos nossos filhos e nossos netos, mostrarmos que a educação é o caminho para garantir um futuro pela frente para nossos jovens”. 

A abertura foi marcada por uma apresentação musical dos jovens aprendizes Carlos Jonathan e Jazilei Braga, que conduziram a melodia do hino da Bahia ao som do violino e do violão. Ao lado do governador, dos diretores do Centro de Formação para o Trabalho das Voluntárias Sociais, Manoel Calazans e Leila Cristiane Colangeli, e de Luiz Gonzaga, presidente da Empresa Gráfica da Bahia, onde a turma desenvolveu o trabalho, outros dois jovens aprendizes compuseram a mesa principal do evento. Caroline Pinheiro e Rudivan Alves apresentaram um depoimento construído coletivamente pelos entre os e as colegas, o qual emocionou a platéia: “Foram dois anos nas salas das Voluntárias Sociais. Dois anos em que aprendemos muita coisa, nos fomamos mas, sobretudo, criamos vínculos, vínculos que vamos levar para toda a nossa vida, vínculos que o tempo não poderá tirar de nossa memória”. 

Durante sua fala, o governador Rui Costa resgatou sua história de vida para ilustrar o quanto para ele o investimento em educação, trabalho decente e oportunidades para a juventude baiana é uma prioridade em sua gestão. “”Eu aprendi com minha mãe a nunca abaixar a cabeça diante das dificuldades, pois se você abaixa a cabeça, você não consegue ver os obstáculos na sua frente. Você tem que ter fé em deus, estudar e se esforçar para conquistar os seus sonhos”, recordou. 

O programa Jovem Aprendiz hoje está acompanhado por outras duas iniciativas que formam um trípé de investimento na juventude, sob a perspectiva do trabalho decente: o projeto Primeiro Emprego e o programa Mais Futuro. O primeiro consiste em abrir oportunidade no mercado de trabalho para jovens egressos do ensino médio, com uma boa média no boletim escolar, através da modalidade de CLT, e o segundo, tem por objetivo encaminhar jovens e adolescentes para o primeiro emprego nas secretarias, órgãos e autarquias do Estado da Bahia. Todos e todas as estudantes baianas podem participar destes programas, mas a seleção atende aos critérios de necessidade como prioritários, portanto, estudantes advindos de escola pública, cadastrados no CADúnico, estudantes de universidades públicas ou beneficiários de programas de financiamento público, como o ProUni, são priorizados pelos programas. 

Beneficiária do Mais Futuro, a logista Juliana Andrade, afirmou que o programa foi fundamental na sua vida e hoje a ajuda no financiamento de uma pós-graduação em Gestão da Produção no Senai Cimatec. “É uma oportunidade de crescer, de conhecer o mercado, de se capacitar. É um programa que inspira outros jovens que estão próximos de nós, e que hoje acreditam num futuro melhor depois de conhecer a nossa experiência”, relatou Juliana, que trabalha no Departamento de Segurança Pública do Estado. 

Neste mês de abril, o Governo do Estado anunciou 2.500 vagas no programa “Partiu Estágio” para jovens universitários na administração pública.. Durante a solenidade de hoje, o governador mencionou a iniciativa, afirmando que o objetivo é tornar o estágio uma política pública no estado da Bahia, e destituindo a prática de utilização das vagas de estágio para o favorecimento de setores ou lideranças políticas. “Acabou essa história de QI – quem indica aqui na Bahia! Agora, quem quiser estagiar no governo, passará por critérios justos, objetivos e democráticos de seleção”, ressaltou Rui.

 Para concorrer à vaga de estágio, o estudante deve se cadastrar no programa através do portal http://www.programaestagio.saeb.ba.gov.br/#/app/cadastros . 

“Ter critérios que sejam justos, como a priorização dos jovens do CADúnico, é fundamental para que a gente tenha a percepção de inclusão social pra valer!”, pontuou o deputado Zé Neto, elogiando o formato adotado pelo Governo do Estado na execução destes programas e exaltando sua dimensão social ao gerar oportunidades para a juventude baiana: “O Estado deve ser propulsor de uma política que vá na contramão do que está acontecendo com relação à violência, à  precarização e à desvalorização que nossos jovens estão passando. E, neste sentido, eu só tenho a parabenizar o governador Rui Costa, e todas as secretarias e entidades que estão envolvidos neste importante projeto que diz muito, tanto do ponto de vista da prática do dia a dia, de ver esses jovens incluídos num processo produtivo e de aprimoramento profissional e também como emblema, nesse momento em que o Brasil precisa de atitudes como essa, que engrandecem a política”. 

Outros deputados como Fátima Nunes e Sargento Isidoro também marcaram presença do evento, além das secretárias de estado Olívia Santana (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e Fábia Reis (Sepromi – Promoção da Igualdade Racial), e dos secretários Carlos Martins (Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social) e do anfitrião do evento, Carlos Almiro, da Seinfra.

 

 

 

 

 

 

 

 



Assessoria de Imprensa

 

Leia Também

14/09/2017
14/09/2017
14/09/2017
14/09/2017
14/09/2017
13/09/2017
13/09/2017
13/09/2017
13/09/2017
13/09/2017

 

Fale com a gente

Digite o que está na imagem.

Gabinete Salvador
1a Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro
Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208
Tel: (75) 3223-2728