O deputado Zé Neto presidiu audiência para debater situação da produção de licor de Cachoeira e da Bahia, nesta quinta (08/12), na Câmara, com o objetivo de melhorar o fomento, a regulamentação e a atenção a essa importante cadeia produtiva de nosso estado e do país. Na oportunidade, a Regulamentação da produção pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi pautada.
Sugeri que seja dado seguimento ao processo de legalização com os próximos passos acontecendo no município de Cachoeira e convidei os representantes do MAPA para um encontro com os produtores no início do próximo ano para orientar e dirimir dúvidas e questionamentos.
No mês de junho próximo ao São João, foram fechados vários fabrícuos de Cachoeira como em toda Bahia, gerando um grande trauma na produção, e não deu oportunidade desses homens e mulheres que carregam a tradição, a economia, a atenção social, e acima de tudo a qualidade dessas bebidas, se defenderem.
Hoje, os muitos fabricantes do município de Cachoeira encontram legalizados e com a inscrição ativa. Porém é necessário que haja equilíbrio entre as regras e a viabilidade econômica dessa atividade, para estimular o crescimento desse mercado. A organização comandada pelo Sindicato dos Produtores de Licor, com o apoio da Hansen Bahia, da Secretaria de Cultura do estado e apoio do nosso mandato no sentido de trazer mais atenção, a produção industrial do licor, e uma melhor atenção normativa bem como o reconhecimento como Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia.
O deputado saudou a todos(as), também pela participação e contribuição, a presença de Juçara Aparecida, Coordenadora-Geral de Vinhos e Bebidas Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), representando (MAPA); Vanessa Vilas, diretora executiva da HANSEN-BA; Jose Luiz, Presidente Associação de Produtores de Licor de Cachoeira/Bahia e vereador de Cachoeira; Rosival Pinto, Vice-Presidente Associação de Produtores de Licor de Cachoeira/Bahia; Luiz Prezotto, Engenheiro Agrônomo e Consultor em agroindústria familiar e produtos; Rosemberg Evangelista, deputado estadual.