O Presidente Lula recebeu a proposta da construção de novo Campus e ampliação da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) de Feira de Santana, durante o lançamento do novo programa Minha Casa, Minha Vida, em Santo Amaro, na última terça-feira (14/02). A entrega da proposta foi feita pelo Reitor Fábio Josué, juntamente com o Deputado Federal, Zé Neto (PT-BA), e com a Pró-Reitora e primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso.
A UFRB foi criada pelo Governo Lula há 17 anos, e no ato de comemoração dos 10 anos do Campus de Feira de Santana no dia 13/02, o ofício e a proposta para a construção do Campus definitivo e ampliação estrutural e de cursos da UFRB no município (desde a sua criação, em 2013, o campus funciona no bairro SIM, em espaço administrado pelo INED), foi entregue ao deputado Zé Neto e agora encaminhada ao presidente Lula e ao Ministério da Educação.
O parlamentar explicou que tem um envolvimento com a Universidade e ao longo da sua atuação política tem destinado emendas e tido como pauta o fortalecimento da mesma, tanto do ponto vista estrutural, quanto educacional.
“Eu tenho orgulho de ser deputado federal da Bahia e poder colaborar com a UFRB e sua história, e o presidente Lula tem um carinho muito especial por essa Instituição que ele criou, e que nós, reitor Josué, pró-Reitora Tatiana, diretor Jacson Machado e vice-diretor Odair Vieira e toda comunidade acadêmica, não temos dúvida de que ele irá nos ajudar nesse pleito da construção de um campus próprio em Feira, segunda maior cidade da Bahia, e que tem na UFRB um instrumento de desenvolvimento econômico, social e cultural dessa região”, destacou Zé Neto.
Sobre local da construção, o deputado disse que “a UFRB já possui um terreno próprio localizado entre a BR-116 sul e a BA-052 (Estrada do Feijão), uma área que foi doada pelo empresário Sidel há alguns anos atrás, e que hoje pertence a UFRB”.
Sobre a UFRB
A UFRB está espalhada em sete municípios no interior da Bahia, realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão, em todas as áreas do conhecimento. Oferta 101 cursos, sendo 63 de graduação e 38 de pós-graduação, atendendo uma comunidade acadêmica de cerca de 15 mil pessoas, sendo quase 13 mil estudantes.
Em Feira de Santana, a UFRB sedia o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), que oferece 11 cursos, sendo 7 de graduação e 4 de pós-graduação em Feira de Santana, incluindo dois cursos de Mestrado.
Sua criação amplia a formação de profissionais em ciência e tecnologia voltados para a gestão, planejamento, produção, transporte, armazenamento, consumo e desenvolvimento de fontes renováveis e de soluções tecnológicas em assuntos ligados a energia. O Centro também possui cursos na área da Educação do Campo.
Em Feira, onde estudam cerca de 1.400 alunos, a UFRB conta com 80% dos seus estudantes vindos de famílias com renda de até um salário mínimo e que tem nesse ambiente a oportunidade de transformar suas vidas por meio da educação.
Durante a entrega dos pedidos ao Presidente Lula, a Pró-Reitora Tatiana Velloso agradeceu ao Deputado Zé Neto pelo apoio dado à Universidade, destacando como o seu mandato tem sido importante para a UFRB.
“Vivemos tempos muito difíceis nos últimos anos, por conta de um governo que massacrou as Universidades. Tivemos cortes violentos em nosso orçamento. O apoio do Deputado Zé Neto foi fundamental para que pudéssemos resistir e manter a UFRB funcionando e até mesmo avançando em investimentos”.
O Reitor Fábio Josué também destacou a importância do mandato do Dep. Zé Neto e manifestou sua expectativa em relação ao pleito: “Agora, neste novo cenário de reconstrução política nacional, contamos com a força e a liderança do deputado para conseguirmos a construção do Campus próprio da UFRB em Feira. Estamos muito otimistas!”, disse.
O Diretor do CETENS, Jacson Machado, destacou que a comunidade acadêmica está bastante otimista em relação a entrega.
“Temos a certeza da reafirmação de compromisso pela repactuação dos recursos financeiros para o projeto, construção e funcionamento de um campus universitário à altura das necessidades e do pujante desenvolvimento econômico e social de Feira. A valorização e expansão do ensino superior está no DNA desse governo”.
A direção ainda pontuou sobre a expetativa de novos cursos no campus, a exemplo de Arquitetura e Urbanismo.
“O CETENS é a maior política pública iniciada em Feira dos últimos tempos, quiçá Portal do Sertão. Temos a expectativa de lançamento de novos cursos previstos desde o projeto de criação do campus, a exemplo de Arquitetura e urbanismo e outros de interesse da sociedade, bem como a ampliação da oferta no turno noturno. Temos a certeza que a educação não transforma o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo, já dizia o saudoso Paulo Freire”, finalizou.