A venda da Petrobras e a mudança na política de produção e preços dos combustíveis, feita pelo governo federal, é responsável pelo aumento do valor do Gás de Cozinha, do óleo diesel, do álcool e da gasolina.
Os mesmos que diziam “combater” a corrupção na Petrobras são os que agora querem, de forma criminosa, vendê-la, entregando nosso potencial energético e fazendo com que a gasolina, o diesel, o etanol e o próprio gás de cozinha subam de forma assustadora. Inclusive, na contramão do que disse o próprio Ministro Paulo Guedes em maio de2019, quando afirmou que teríamos uma redução significativa no valor dos combustíveis, especialmente do gás.
Fato é que está acontecendo o contrário.
Em que pese que além de estarem vendendo a Petrobras, o que quebra nossa soberania e afeta nossa política energética, passaram a adotar a dolarização dos preços dos combustíveis, uma medida totalmente descabida que afeta os interesses da economia brasileira e atende aos comandos do capital internacional.
Não esquecendo de lembrar que depois do Governo Dilma houve uma redução de 94% para 61% na produção nacional dos combustíveis no país, especialmente óleo diesel e gasolina, forçando a importação dos outros 39%. Isso já mostra exatamente o porquê desse aumento exagerado e dessa perda total de autonomia do governo federal sobre a política energética nacional.
É por essas e outras que não defendemos a privatização da Petrobras, estamos na luta contra a venda da Refinaria Landulpho Alves, localizada na Bahia, e vamos continuar combatendo esse governo que não tem nenhuma responsabilidade com os destinos sociais e econômicos do Brasil.